De 8 de dezembro a 7 de janeiro, Viseu volta a celebrar as festividades de Natal que, segundo Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal, “não vão desmerecer do que tem sido o padrão dos últimos anos”. Desde o centro histórico, passando pelas freguesias, até às bibliotecas e museus, o Viseu Natal promete “um programa de iniciativas para todas as idades”.
De regresso está o Mercado de Natal no Rossio e na Rua Direita, com a cantora Aurea a abrir, pela primeira vez, o recuperado Mercado 2 de Maio aos viseenses e visitantes, naquele que será, a 23 de Dezembro, um dos grandes concertos de Natal. “Uma boa forma de mostrar uma obra que tem sido polémica, tornando-a útil”, sublinhou Fernando Ruas na apresentação aos jornalistas do programa natalício em Viseu.
Já na passagem de ano, será José Cid a animar o Campo de Viriato. Pelo meio não faltarão espetáculos para os mais pequenos e oficinas nas bibliotecas e museus. A iluminação, este ano inspirada no tema «floresta de Natal e os seres encantados” será, como habitual, protagonista da quadra, “aquecendo” a cidade nos dias frios de inverno. Serão cerca de 450 mil lâmpadas em brilhar em várias artérias da cidade, estando o epicentro instalado no Rossio, onde pontificará uma instalação em formato de coração com oito metros de altura, significando a “localização de relevo da cidade de Viseu no coração de Portugal”.
Também não vai faltar aquele que é já um dos pontos de encontro e compra privilegiados desta época: o Mercado de Natal. Em 2023, a autarquia renova a organização desta iniciativa, que se estende à Rua Direita, em colaboração com a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), no âmbito do VISEU NATAL.
Artesanato, Doçaria Tradicional, Licores e Vinhos do Dão, Fruta e frutos secos, Flores, Chocolataria, Padaria, Queijaria e Charcutaria tradicionais irão integrar o leque de produtos para exposição e venda, opções ideais para rechear uma mesa de Natal ou para oferecer aos amigos e à família.
O programa musical renova o seu caráter descentralizado e irá abranger as freguesias do concelho, com o regresso do “Cantando o Natal”, a par de mais uma edição da Rota dos Presépios de Viseu, esta pela primeira vez com votação online para eleger o melhor presépio.
Destaque também para a Aldeia do Pai Natal na Rua Direita (espaço exterior do Palácio dos Silveiras). Aqui, o “senhor das barbas brancas” estará de braços abertos para conhecer os mais pequenos e os seus desejos para a noite mais mágica do ano. E também para a 13ª Gala de Solidariedade da APPACDM de Viseu, a 19 de dezembro, pelas 21 horas.
Nesta edição do VISEU NATAL, a Associação Comercial do Distrito de Viseu, em parceria com o Município, promoverá mais um Concurso de Montras de Natal. A este propósito, Gualter Mirandez, presidente da instituição, acredita que o comércio de rua venha a faturar mais, e sublinha que “Viseu tem todos os ingredientes para ser uma referência nas festividades natalícias a nível nacional”
De regresso está tembém o Comboio Turístico. De 8 de dezembro a 7 de janeiro, o comboio partirá do Rossio, todos os dias da semana: de sábado a quinta-feira, entre as 10 e as 12 horas e as 15 e as 19 horas; e à sexta-feira, entre as 15 e as 19 horas e as 21 e as 23 horas.