O Município de Lamego foi distinguido com a “Medalha de Mérito e Valor Policial” da Polícia de Segurança Pública (PSP), pelo “apoio e colaboração prestados” ao longo de 147 anos de existência do Comando Distrital de Viseu da PSP, reconhecendo, em particular, os esforços envidados para a reabilitação e modernização da Divisão Policial de Lamego, intervenção que permitirá beneficiar as atuais instalações, e para a instituição, pela primeira vez, do Conselho Municipal de Segurança.
A distinção foi entregue pelo Diretor Nacional da PSP, superintendente-chefe José Barros Correia, ao Presidente Francisco Lopes, durante a Sessão Solene comemorativa de mais um aniversário do Comando Distrital de Viseu desta força de segurança, realizado em Lamego.
Pela sexta vez na sua história, a cidade de Lamego acolheu este programa comemorativo, fruto das “excelentes relações institucionais” existentes entre a PSP e a autarquia. “Esta força de segurança é uma instituição prestigiada e muito querida pela nossa população. Queria destacar o relevante papel que desempenha na sociedade atual ao assegurar um conjunto de responsabilidades muito exigentes e evolutivas. Estamos empenhados em apoiar a PSP no seu esforço de implementar um policiamento mais próximo e eficaz”, afirma Francisco Lopes. Depois de sublinhar o “insuficiente reconhecimento por parte do Governo e a falta de condições”, o autarca destacou ainda o enorme esforço feito pelos profissionais da PSP para superar as dificuldades e cumprir “cabalmente a sua missão em condições adequadas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego acrescentou ainda que gostaria, nesta ocasião, de ter assinado o contrato de adjudicação para as obras de requalificação da Divisão Policial de Lamego, mas como tal não foi possível, acredita que “este objetivo será seguramente atingido este ano”.
Recorde-se que o Comando de Polícia de Viseu é o herdeiro do Corpo de Polícia Cívica, criado em sessão da Câmara Municipal de Viseu a 7 de janeiro de 1876, tendo como divisa “Para Bem Servir”. Para a cidade de Lamego, foram destacados, desde logo, um chefe de esquadra, um cabo de secção e oito guardas.