«VIA RÁPIDA PRESS» é independente de quaisquer forças partidárias ou grupos de pressão de cariz económico, social ou religioso, sendo a sua linha editorial da exclusiva responsabilidade da direcção, dentro dos princípios definidos neste Estatuto.
Esta independência não significa neutralidade nas grandes questões que se coloquem à região que tem Viseu por epicentro geográfico. No plano político, VIA RÁPIDA PRESS defende prioritariamente o interesse regional, dando o seu contributo para a afirmação desta parcela do país real e além fronteiras, através de uma discussão pluralista e democrática.
A preservação das manifestações multiseculares que contribuíram de forma indelével para a afirmação de uma independência regional, constituem ponto de partida para interpelar o passado e abrir novas vias em que se molda a futuro.
Numa linha editorial coerente e a par de uma completa informação geral, VIA RÁPIDA PRESS privilegia as reportagens, as novas formas de expressão cultural, as questões económico-financeiras, a vida e os problemas da região, do país e das Comunidades Portuguesas no mundo.
O estilo de VIA RÁPIDA PRESS está de acordo com o conteúdo, evitando-se a leviandade sensacionalista, o ataque personalizado, a invasão da esfera do privado, a manipulação e a criação arbitrária de factos.