A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões tem no terreno o projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”. A iniciativa, que marca presença nos municípios de Viseu Dão Lafões, contempla 170 turmas, 170 docentes (entre professores das turmas e professores interlocutores do projeto), abrangendo um total de 3240 alunos do 3º ao 6º ano de escolaridade.
Desenvolvido pedagogicamente pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o projeto irá decorrer ao longo de todo o ano letivo (2021/2022) e tem como objetivo promover a literacia em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro.
Contando com um vasto conjunto de atividades que pretendem capacitar crianças e jovens para assumirem comportamentos financeiros responsáveis, o programa inclui o acesso a uma plataforma virtual com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios para os alunos e ainda uma visita online ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Havendo, ainda, lugar para diversas sessões de formação dedicadas aos professores e interlocutores.
De acordo com o Secretário Executivo, a CIM Viseu Dão Lafões “entende a educação como o pilar estrutural de qualquer sociedade e, consequentemente, como motor responsável pela evolução e transformação dos territórios. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, promovemos um conjunto de projetos que se afirmaram enquanto mais-valia pedagógica, em temas diversos como a literacia ambiental, a robótica ou as ciências experimentais”, reconhece Nuno Martinho