O Pavilhão Multiusos foi pequeno para acolher milhares de entusiastas que tiveram a oportunidade única de assistir a vibrar com o espetáculo proporcionado pela Gala de Abertura de Viseu Cidade Europeia do Desporto. Ao todo desfilaram, ao som de uma sinfonia desportiva multimédia, com quatro movimentos que mostraram o tempo, o espaço, a comunidade e o desporto, cerca de mil praticantes em representação dos vários clubes e associações desportivas do concelho, que fizeram demonstrações das várias modalidades praticadas em Viseu. Carlos (a mascote que homenageia o primeiro campeão olímpico português, Carlos Lopes, vencedor, há 40 anos, da histórica Maratona de Los Angeles), surgiu no palco para incentivar as várias iniciativas, cerca de 500, que irão pontificar na cidade ao longo deste ano.
Momento alto, foi a homenagem conduzida pela jornalista e também embaixadora Ana Sofia Matos, aos 18 embaixadores de Viseu Cidade Europeia do Desporto 2024, em que pontificaram os futebolistas João Félix, António Silva e Maria Alagoa; a jogadora de voleibol Bárbara Gomes; o selecionador de futebol feminino, Francisco Neto; a jogadora de hóquei em patins, Beatriz Figueiredo; o piloto Hugo Lopes; o atleta Mário Trindade; a nadadora Joana Cardeal; a atleta Rita Figueiredo; e os ciclistas Tiago Ferreira e Tiago Ladeira.
Das várias mensagens dos embaixadores, destaque para Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, que destacou o “atrevimento” da candidatura, deixando votos para que a mesma contribua para o desenvolvimento do desporto, nomeadamente no setor feminino, e para que este seja “um ano repleto de atividades e de promoção da atividade física”.
“Celebramos o melhor do desporto, dos nossos atletas, clubes e associações, mas também de todo o território e comunidade de Viseu. Estamos felizes e prontos para um ano de desafios, mas também de muitas conquistas”, regozijou-se o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, numa alusão às mais de 500 iniciativas desportivas em mais de 40 modalidades que irão decorrer na cidade ao longo de 2024. É uma enorme empreitada, mas tenho a certeza que, com todos os viseenses, a Cidade Europeia do Desporto irá orgulhar-nos e, com este evento, a sociedade ficará melhor, mais justa e mais inclusiva”, garantiu.
Também o vereador do desporto no Município, Pedro Ribeiro, assume que este “vai ser um ano de muita responsabilidade, mas promete um evento que “será sentido em todo o concelho, com atividades não só no centro da cidade, mas em todas as freguesias”.
O Coro Mozart, que tem levado o nome de Viseu pelo país e pelo mundo, os Fingertips, e muito hip pop, animaram a Gala.