Tondela: Cadernos de Dom Jaime encheram Orfeão na Foz do Douro

Fevereiro 11, 2024 | Cultura

O auditório do Orfeão da Foz do Douro, no Porto, foi pequeno para todos aqueles que assistiram à apresentação do mais recente número dos Cadernos de Cultura D. Jaime, uma revista cultural dedicada à história do concelho de Tondela. A publicação é editada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Estudos Tomaz Ribeiro.

Na sessão, a presidente da autarquia tondelense, Carla Antunes Borges, agradeceu ao diretor dos Cadernos D. Jaime, José Valle de Figueiredo, “tudo aquilo” que este “tem dado a Tondela e deixado aos tondelenses”, realçando o seu “empenho e perseverança ao longo destes anos”. A autarca explicou depois que a revista cultural é publicada para “deixar consignado” aquilo que Tondela “é hoje e para que as gerações futuras se lembrem daquilo que fomos e conheçam aquilo que somos”.

Carla Antunes Borges aproveitou ainda a oportunidade para convidar todos os presentes para visitarem Tondela, um concelho que, defendeu, “pautou sempre por estar na frente do desenvolvimento económico e social”..

Referindo-se à publicação, João Carlos Figueiredo, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Tondela, defendeu que os cadernos “são um boletim cultural que transporta ao longo dos tempos a alma do nosso território, a sua história, as suas gentes”, sendo ainda um “legado que fica para as gerações futuras”.

O oitavo número dos Cadernos de Cultura D. Jaime é composto por 104 páginas e mais de uma dezena de artigos dedicados a figuras como Tomaz Ribeiro Colaço, Pedro de Figueiredo, Rodrigo de Melo, Jorge ReyCalaço e António Quadros, entre outros.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.