«DIZER POESIA» dá as boas-vindas à Primavera em Viseu

Março 2, 2024 | Cultura

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cidade-Jardim dá as boas-vindas à primavera com o DIZER POESIA. De 21 a 24 de março, o evento apresenta um programa eclético com cerca de 40 ações, que vão da poesia à música, passando por conversas, performances e exposições, cinema e visitas guiadas, sem esquecer um conjunto de atividades para os mais pequenos. A fadista Lina e a rapper Capicua são nomes com presença garantida no cartaz musical. Em destaque na programação estão também o espetáculo RUGE, de Rodrigo Guedes de Carvalho, e a performance de Pedro Freitas, o “Poeta da Cidade”.

No ano em que são celebrados 500 anos do seu nascimento, o evento elege aquele que é considerado o maior poeta português de todos os tempos, o “Príncipe dos Poetas”: Luís Vaz de Camões, cuja figura e a sua vasta obra são os “pontos de partida para quatro dias intensos, dedicados ao género literário”.

A par da Casa Amarela, que nos anos anteriores se assumiu como espaço-âncora do evento, o renovado Mercado 2 de Maio será também, este ano, espaço de eleição para receber concertos e performances. A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o Museu Almeida Moreira, o Museu de História da Cidade e o Museu Keil Amaral irão constar, igualmente, do leque de “palcos” do DIZER POESIA, especialmente na oferta para as crianças e famílias. Ao longo destes dias, a poesia sairá à rua, numa revisitação muito particular da obra de Camões, mas também de outros poetas e autores portugueses de renome.

A Praça da República (Rossio) acolherá uma exposição temática, constituída por uma seleção de poemas de Luís Vaz de Camões, desafiando a comunidade a interagir e a conhecer, de forma criativa, a obra do poeta.

Já no fim de semana, em espaços emblemáticos da cidade, realizar-se-á o “Aqui Há Poesia”, com visitas guiadas pelo Grupo OFF. Numa mistura de poesia, música e dança, a iniciativa multidisciplinar convida os participantes a (re)descobrir Camões, Aquilino Ribeiro, Luís Miguel Nava, Judith Teixeira, Augusto Hilário, entre outros.

Ainda na vertente expositiva, a Casa Amarela acolherá, de 21 a 24 de março, a mostra “Deuses do Olimpo”, que exibirá um conjunto de desenhos do arquiteto Luís Teles, a partir da obra “Os Lusíadas”. Neste contexto, será ainda lançado um livro com o mesmo nome, no dia 21, na Sala Judith Teixeira, em parceria com as Edições Esgotadas.

Na Sala Luís Miguel Nava, várias edições especiais, nacionais e estrangeiras, d’Os Lusíadas, provenientes do Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Viseu, estarão aqui expostas. Ainda numa aproximação ao “Príncipe dos Poetas”, a Sala Luís Miguel Nava, envolta num ambiente a preceito, assumir-se-á como um espaço lounge, de conhecimento e reflexão, disponibilizando aos visitantes a playlist “Camões ao Ouvido”.

Num registo spoken-word, no dia 24, o programa apresenta o jovem escritor e diseur de poesia Pedro Freitas, mais conhecido como o “Poeta da Cidade”.

Numa harmonização perfeita entre a poesia e a música, a Cidade-Jardim será ainda palco de quatro concertos e espetáculos de excelência.O Mercado 2 de Maio acolherá a fadista Lina, que aqui celebrará o seu segundo e mais recente álbum em nome próprio, Fado Camões, dedicado à lírica do poeta português, numa colaboração com o produtor e músico britânico Justin Adams.

No segundo dia do evento, o DIZER POESIA apresenta RUGE – Poemas e Canções, um projeto de poesia e música de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves. Este é um espetáculo sobre o amor e tudo o que o rodeia, que cruza as palavras escritas, cantadas e faladas.

No dia 23, o Mercado 2 de Maio volta a ser o epicentro da palavra dita e cantada, com a atuação da artista Capicua.

A fechar a terceira edição do evento, a 24 de março, estará o concerto “Do Amor e da Glória em Camões”, um projeto cuja composição musical original e interpretação é de Rui de Luna, com Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação. Este é um espetáculo que une a poesia e a música, e que quer dar a ouvir alguma da poesia lírica deste poeta que atravessou o tempo e cujo nome se funde com o dia da nação portuguesa.

Na 3ª edição do DIZER POESIA haverá ainda lugar a “Conversas sem Guião”, ambas no sábado. Uma delas com Capicua; e a outra com a escritora Maria João Lopo de Carvalho. Será ainda apresentada, no dia 21, a edição 2024 do Prémio de Poesia Judith Teixeira.

Também de destacar, nesta programação, é a realização de ações de sensibilização e de escrita criativa poética, que estão a ser desenvolvidas com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Viseu, no seguimento da dinamização e promoção da leitura e da escrita que tem vindo a ser realizada através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.