Politécnico de Viseu celebrou 44 anos focado nas futuras gerações

Novembro 23, 2023 | Educação

“Perspetivar o futuro, honrando o passado e dignificando o presente”, foi o mote que presidiu à sessão solene de comemoração do 44.º aniversário do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). A atravessar uma fase significativa de investimentos, nomeadamente com os projetos de construção do novo edifício da Escola Agrária e da nova residência de estudantes no Campus Politécnico, o IPV continua a projetar o futuro, “o mesmo é dizer-se, a pensar nas futuras gerações”, assumiu o president José Santos Costa, que sublinha ainda o alargamento da oferta letiva a mais concelhos da região, preparando-se para assunir futuramente a designação de universidade politécnica.

“Hoje, com cerca de 6.300 estudantes no total das cerca de 100 formações que são ministradas no IPV, desejamos continuar a crescer de forma sustentada. E oportunidades existem. Seja no ensino secundário ou profissional, seja no mundo das empresas e instituições, seja nas profissões liberais, ou outras. Para isso, precisamos de estar disponíveis, procurar conhecer melhor os nossos autarcas, as nossas empresas e os nossos concelhos, estudar em conjunto com os responsáveis quais as áreas e competências necessárias para o desenvolvimento contínuo”, justificou José Santos Costa, na intervenção que proferiu na sessão solene de comemoração do 44,º aniversário do IPV.

Hoje, com cerca de 6.300 estudantes no total das cerca de 100 formações que são ministradas no IPV, desejamos continuar a crescer de forma sustentada. E oportunidades existem. Seja no ensino secundário ou profissional, seja no mundo das empresas e instituições, seja nas profissões liberais, ou outras. Para isso, precisamos de estar disponíveis, procurar conhecer melhor os nossos autarcas, as nossas empresas e os nossos concelhos, estudar em conjunto com os responsáveis quais as áreas e competências necessárias para o desenvolvimento contínuo.»

“Memória, ligação à comunidade e transferência de conhecimento, investigação, internacionalização, infraestruturas e missão”, são para o presidente do IPV, “as prioridades de uma instituição de ensino superior já implementada em vários concelhos da região.”O ensino superior é fundamental para o desenvolvimento de uma cidadania bem informada e autonomia do pensamento, assumindo um papel muito importante na promoção dos valores democráticos e no desenvolvimento da geração de líderes e pensadores que nos ajudam a solucionar problemas, construindo e reconstruindo o futuro da nossa sociedade”, enfatizou.

A este propósito, acrescentou: Enquanto Instituição de Ensino Superior, o Instituto Politécnico de Viseu tem como objetivo primordial a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, orientada para diferentes públicos e áreas de formação, sendo a Educação e Formação um dos seus eixos estratégicos nucleares”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.