Em 17 de Maio de 2012 dedicámos o “Golpe de Vista” à aventura prestes a ser vivida por Volodymyr Vakalyk, que se propunha percorrer cerca de 20 mil quilómetros de bicicleta, passando por 50 países da Europa, Ásia e África, para “mostrar como se pode viver de forma simples, com poucos recursos, protegendo o ambiente”.
Quase um ano volvido, tivemos a grata surpresa de receber a visita de Volodymyr, recém regressado da Ucrânia, a sua pátria, meta da sua aventura velocipédica. De longa barba branca, Volodymyr mais parecia um peregrino ou um eremita. Ufano pela concretização deste seu sonho, mostra-nos um diploma do Turismo Ucraniano e outros comprovativos, como um exemplar de um jornal da sua terra natal, com destaque de primeira página para a sua viagem de 12.850 km (sem contar cerca de 2.000 km de barco) a pedalar durante 130 dias, passando por 34 países.
Passou por alguns países nórdicos, atravessou os Balcãs, a Turquia e o Médio Oriente, só não conseguiu ir a África, como projectado, para ver as pirâmides do Egipto.
Agora, Volodymyr procura arranjar trabalho que lhe permita amealhar o suficiente para poder deitar pés ao caminho, literalmente, já que alimenta outro sonho: percorrer a pé a Europa, da Serra da Estrela ao Hora Hoverla (2.061 m) a montanha mais alta da Ucrânia, na Cordilheira dos Cárpatos.
O sonho comanda a vida de Volodymyr Vakalyuk, fotógrafo profissional, escultor de madeira amador e andarilho por devoção à Natureza.
Carlos Vieira e Castro