Em reunião realizada para analisar a criminalidade no concelho durante o ano 2013, o Conselho Municipal de Segurança de Vouzela concluiu que apesar da “situação estável”, os crimes de violência doméstica, quando comparados com outros, “são significativos”. “É um crime que nos preocupa em particular, porque normalmente estão envolvidas crianças, e isso merece um especial cuidado das entidades”, alertou Ana Claúdia Peixoto, Procuradora do Ministério Público da Comarca, que destaca o “trabalho activo e diligente” da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), no envio de todas as informações disponíveis.
Fernando Ferreira, Comandante da GNR de Vouzela, também realçou o aumento dos crimes contra as pessoas, que de 55 em 2012 passaram para 73 em 2013, tendo dado especial enfoque aos crimes de violência doméstica, que em 2013 se registaram 20. Ainda segundo o responsável, também sofreram aumento os acidentes rodoviários, que de 107 em 2012 passaram para 125 em 2013.
Apesar destes aumentos, as estatísticas da GNR apontam para a estabilidade e diminuição noutros tipos de crime, nomeadamente nos crimes contra o património, em que houve uma diminuição de 160 para 135, sendo que o decréscimo se verifica desde 2011; os crimes contra a vida em sociedade que se mantiveram com 25 ocorrências e os crimes contra o Estado com 2 ocorrências, as mesmas de 2012.
Na avaliação global que fez, Fernando Ferreira considera o concelho de Vouzela seguro. No seu entender, atendendo ao número de efectivos disponíveis no posto de Vouzela, a GNR “tem feito o possível para assegurar patrulhas diárias às freguesias e às escolas”.