A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) atribuiu o Prémio de Apoio à Internacionalização a um trabalho científico de um grupo de médicos viseenses, em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Este prémio, entregue no Congresso Português de Hepatologia 2015, que se realizou no Centro Cultural de Belém, visa promover a internacionalização da Hepatologia Nacional, distinguindo os 10 melhores trabalhos efectuados por autores nacionais, e que tenham sido publicados em revistas estrangeiras.
O trabalho premiado tem o título de “Ironstoresassessment in alcoholicliverdisease” e foi publicado na revista Scandinavian Journal of Gastroenterology, tendo como primeiro autor Luís Costa Matos, do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Médico internista e doutorado em Medicina na especialidade de Medicina Interna pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Luís Costa Matos é coordenador da Consulta de Medicina Interna – Hepatologia, do Centro HospitalarTondela Viseu, e Professor convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.