Vem aí mais um Encontro comunitário que comemora as artes pela música, teatro, danças tradicionais, literatura, e animação. Com o epicentro das actividades no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, mas a estender-se também a Lares, centros infantis de acolhimento e escolas, o programa privilegia ainda acções ligadas à saúde e bem-estar, conversas temáticas, e oficinas. É o «Outono Quente», este ano na sua quinta edição, a decorrer de 4 a 9 de Outubro. O evento é organizado e produzido pela Zunzum – Associação Cultural, com o apoio do Município no âmbito de programa «VISEU TERCEIRO».
“Mais do que um festival, «Outono Quente» é um encontro comunitário de trocas artísticas, como gostamos de lhe chamar. É nisso que se baseia a programação deste ano, a exemplo do que tem acontecido nas edições anteriores”, sublinhou André Cardoso, da Associação Cultural Zunzum, em conferência de imprensa.
Pela primeira vez em Viseu, a Companhia Chapitô dedicará a primeira noite de espectáculos de «Outono Quente» ao teatro. Depois, pelo palco tenda instalado no Parque Aquilino Ribeiro, passarão ainda artistas como Splash (Madrid, Espanha), no dia 5, Mina (Portugal/Palestina), dia 6, Bernard Massuir (Bélgica), dia 7, e Korrontzi (País Basco, Espanha), dia
No espaço «Ler e Conversar», o público terá oportunidade de assistir a conversas entre artistas como Graeme Pulleyn, Pompeu José, Jorge Fraga, Carlos Clara Gomes, José Rui Martins e Ricardo Mota.
Durante os seis dias de programação, mais um do que na edição do ano passado, 72 actividades completam uma agenda que irá muito além, em termos espaciais, do Parque Aquilino Ribeiro. São os casos dos espectáculos a levar a cabo no auditório da Paróquia de S. José e no Lar do Centro Paroquial de Rio de Loba.
No dia 5, feriado nacional, a Zunzum promete um vasto leque de actividades a pensar em toda a família. Mas o dia grande ou o dia maior de «Outono Quente» acontecerá a 8 de Outubro, pelas 21,30 horas, com a designada «Marcha dos Sonhos», que partirá do centro histórico em direcção ao Parque Aquilino Ribeiro.
«Outono Quente» tem garantido um financiamento municipal de 55 por cento, ao abrigo do programa de apoio a eventos culturais «Viseu Terceiro», contando a organização da Zunzum que o montante restante possa ser conseguido através de apoios de entidades privadas e receitas de bilheteira.
O acesso aos espectáculos custa 4 euros por dia, podendo o público adquirir um passe geral por apenas 12 euros que dará direito a assistir e participar em todas actividades programadas.
A antecipar «Outono Quente», e numa relação estreita com o Município, arranca já amanhã, sexta feira, o «Mercado de Outono», a partir das 17,30 horas. O evento contempla animação de rua e pretende assinalar o Dia Mundial do Turismo. A vereadora da Cultura, Odete Paiva, enfatizou o esforço da Zunzum para manter a qualidade “sólida, consistente, rica e complexa” da programação.