Rotary homenageou Santa Casa da Misericórdia e Museu Nacional Nacional Grão Vasco

Junho 20, 2016 | Sociedade

O Rotary Club de Viseu festejou o seu 82º Aniversário e comemorou a data homenageando duas prestigiadas Instituições que em 2016 celebram efemérides relevantes: a Santa Casa da Misericórdia de Viseu – 500 anos – e o Museu Nacional Grão Vasco – 100 anos.

Numa reunião bastante participada, com a presença do Provedor Dr. Adelino Costa , do Director Dr. Agostinho  Ribeiro, e a participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal Dr. Joaquim Seixas, a Presidente do Clube, Maria da Conceição Azevedo, realçando a relevante obra  que cada uma destas Instituições tem prestado nas respectivas áreas de actuação, ao longo dos anos a esta cidade, à região e ao País, focou algumas das  acções mais importantes que foram ligando o Rotary a cada uma delas.

No que respeita à Santa Casa da Misericórdia destacou que logo em 1936 o Clube ofereceu ao então Hospital da Misericórdia 36 enxovais completos para bébés filhos de mães solteiras, confeccionados pelas cônjuges dos rotários. Outras colaborações foram acontecendo ao longo do tempo visando o apoio às causas sociais que a Misericórdia abraça.

Em relação ao Museu Nacional Grão Vasco há a assinalar um facto que é motivo de grande orgulho para o Clube e que advém da circunstância de as duas instituições terem um fundador comum, o Capitão Francisco de Almeida Moreira. Efectivamente este notável viseense, para além de ter sido o fundador, em 1916, do Museu e seu primeiro Director, foi um dos fundadores do Rotary Club de Viseu, em 8 de Maio de 1934, seu sócio nº 2 e 2º Presidente no ano de 1935-1936. O Museu tem demonstrado uma permanente disponibilidade para acolher, através de visitas guiadas, sobretudo à pintura de Grão Vasco, os rotários portugueses e de outras nacionalidades que têm visitado Viseu. Realçou, também que, em Fevereiro deste ano, foi estabelecido um Protocolo de colaboração entre as duas instituições.

Para assinalar a efeméride o Rotary Club de Viseu concedeu um Diploma de Reconhecimento a cada uma das Instituições homenageadas.

Outro facto que merece destaque ocorreu há poucos dias no âmbito das actividades da Universidade Sénior de Rotary de Viseu. Uma aluna, D. Maria Ortigão, comemorou 100 anos de vida. Esta Senhora, aluna há vários anos, frequenta no corrente ano lectivo a Área de estudo de Literatura Portuguesa. Para além de um estado de saúde perfeitamente normal, mantém uma vivacidade de espírito e um interesse pelas actividades culturais que são um exemplo para todos aqueles que frequentam a Escola. Foi-lhe proporcionada uma singela mas tocante festa de aniversário, tendo a aniversariante agradecido lendo uma poesia.

 António Goes Madeira

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.