A Casa de Saúde São Mateus (CSSM) acaba de colocar, pela primeira vez no distrito de Viseu, um implante auditivo do ouvido médio num doente com surdez. O procedimento surge na sequência da parceria estabelecida com o Hospital Lusíadas Porto e assinala o 56º aniversário da CSSM.
“O protocolo de colaboração assinado entre a Casa de Saúde São Mateus e o Hospital Lusíadas Porto permitiu-nos instalar um Centro de Reabilitação Auditiva e, deste modo, prestar cuidados de saúde diferenciados à população numa área pouco explorada na região, nomeadamente a técnica de colocação de implantes auditivos, na qual somos agora pioneiros, fechando o leque de resposta terapêutica na reabilitação auditiva”, explica António Carlos Marques Lemos, presidente do Conselho de Administração da Casa de Saúde São Mateus.
O Centro de Reabilitação Auditiva da Casa de Saúde São Mateus pretende melhorar a audição de quem possui um determinado grau de surdez, com recurso ao uso de próteses auditivas ou através da colocação de implantes auditivos. Estes implantes podem ser cocleares, do ouvido médio ou osteointegrados, dependendo do tipo e grau de surdez.
A colocação deste primeiro implante auditivo foi realizada em estreita colaboração com a equipa médica do Hospital Lusíadas Porto, cuja Unidade de Otorrinolaringologia, coordenada pelo Dr. António Sousa Vieira, tem uma vasta experiência na área da reabilitação auditiva. Desta equipa de cirurgia fez parte o Dr. António Alves, Coordenador de Otorrinolaringologia da Casa de Saúde de São Mateus.
A comemorar 56 anos de existência, a CSSM tem vindo a investir na melhoria das condições assistenciais que oferece aos seus clientes através da modernização das infraestruturas e uma forte adesão e integração na rede médica das principais seguradoras e subsistemas de saúde.