Passagem de ano em Viseu é passadeira vermelha para turistas em 2017

Dezembro 14, 2016 | Sociedade

A Câmara Municipal de Viseu, com o apoio da Associação Mutualista Montepio, preparou os festejos natalícios que decorrem até 8 de Janeiro do próximo ano, em parceria com 120 instituições locais, com um cartaz festivo que pretende catapultar a cidade-região para o mapa turístico nacional. Viseu Natal – Sonho Tradicional fecha com chave de ouro o ano em curso, rico em eventos culturais, e é a rampa de lançamento de um outro evento já decidido – confirmar 2017 como Ano Oficial para Visitar Viseu.

Até aos Reis, mais de 300 mil luzes na iluminação urbana e 380 peças decorativas, enchem de luz 26 praças, ruas e jardins da cidade de Viseu. Serão 43 dias de festejos, em que sobressai uma programação com mais de uma centena de espectáculos de música e teatro, num cartaz cultural descentralizado pelas 25 freguesias do concelho. O programa terá como ponto alto o espectáculo de teatro aéreo e piromusical que, na Passagem de Ano, fechará com chave de ouro o ano de centenários e dará as boas vindas a 2017. Um presépio gigante da Bordallo Pinheiro, do Grupo Visabeira, será atractivo incontornável na cidade jardim para viseenses e visitantes.

“Em 2016, o Natal começou um pouco mais cedo em Viseu, com mais dias de programação e a garantia de realizações todos os dias”, sublinha o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. Que destaca as “380 peças decorativas iluminadas de grande escala que criaram novas paisagens na “cidade-jardim da Beira Alta”. Ao Rossio regressou, renovada, a bola de Natal gigante, com novas cores.

A quarta edição do «Viseu Natal – Sonho Tradicional» tem mais quatro dias que em 2015. O presépio da Bordallo Pinheioro estará em exposição na cidade a partir der 5 de Dezembro. Uma obra que, segundo Almeida Henriques “faz apelo da memória dos presépios tradicionais”.

Ao todo, o cartaz de Natal de Viseu oferece mais de 100 espectáculos de música e teatro, 2 animações de rua, mais de 300 actividades infantis, 12 exposições, e dois mercados de Natal: no Mercado 2 de Maio e no Mercado Municipal. “Esta agenda intensa e ampla é inclusiva em dois planos: inclusiva nos públicos, nos interesses, nos rostos; inclusiva nos agentes envolvidos”.

O cartaz festivo não esquece o social. Cerca de uma dezena de eventos, de cariz solidário, nomeadamente ligados às instituições de apoio às pessoas com deficiência, serão uma referência. O Município reedita também o apoio a centenas de famílias carenciadas.

“2016 foi um ano muito especial em Viseu, um ano de muitos centenários comemorativos – do Museu Nacional Grão Vasco e dos Paços do Concelho, da Misericórdia e sa Sagragação da Sé de Viseu -. Não podíamos fechar o ano e dar as boas vindas ao ano oficial para visitar Viseu sem um momento marcante”, explicou o autarca viseense, numa referência à noite do réveillon, e ao especial piromusical e de teatro aéreo, que contará com a actuação da Companhia espanhola «Voalá».

Para os mais novos destaca-se a Casinha dos Sonhos no piso superior do Mercado 2 de Maio, com múltiplas actividades. Destaque, finalmente, à Corrida de Pais Natais, a 18 de Dezembro, que tem como causa solidária o apoio ao Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.