O artista viseense, Pedro Albuquerque, aceitou o desafio que lhe foi lançado pelas Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu para ilustrar dois painéis que interpretam os objetivos do Programa CLDS + Contrato Local de Desenvolvimento Social «Viseu Igual» que terá a instituição como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP).
Nascido em Viseu em 1953, autodidacta, além de possuir uma vasta obra multifacetada (óleo, escultura, azulejaria, medalhística, design, heráldica…), Pedro Albuquerque é considerado um dos melhores especialistas da Europa em iluminuras e pergaminhos.
Para o projecto «Viseu Igual», o artista trabalhou com o objetivo de representar o concelho de Viseu (rural e urbano) e todas as pessoas da comunidade, crianças, jovens, adultos, seniores, famílias… Trabalhos que irá explicar quando for inaugurado o espaço que servirá de sede do projeto.
O projeto VISEU IGUAL tem três eixos de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza; e Capacitação da Comunidade e das Instituições.