É a maior concentração de telescópios que se realiza em Portugal e, este ano (7ª edição), no fim-de-semana de 28 e 29 de maio, volta a crescer e a querer superar todas as expetativas, já que promete ser a mais concorrida em número de participantes e de telescópios. É também a primeira vez que o evento se internacionaliza, inscrevendo no programa astrónomos e associações de Astronomia de Espanha, França e Países Baixos, além de um cientista astrofísico mexicano que virá da Alemanha (Munique).
A Concentração de Telescópios, que inclui documentários, palestras sobre o universo, tertúlias astronómicas, uma visita ao Sistema Solar, intercâmbio Ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste, momentos musicais e uma visita cultural.
A iniciativa conta com o apoio do Município de Moimenta da Beira, da Juntas de Freguesia de Moimenta da Beira e Cabaços, Comissão do São Torcato, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, entre outras entidades e empresas.
Paulo Sanches, que criou em 2009, no âmbito do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, relembra que a promoção desta iniciativa tem como principais objetivos: divulgar a Astronomia junto da Comunidade; concentrar o maior número de Telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o Céu “escuro” da região; promover o concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e internacional e permitir o conhecimento e convívio entre Astrónomos portugueses e estrangeiros, conclui o organizador do evento, que sublinha ainda o nível científico das conferências e dos seus palestrantes.
Os locais de realização da Concentração de Telescópios decorrerão entre o Pavilhão Municipal, o recinto do Santuário de São Torcato, nas proximidades da aldeia de Cabaços, onde será realizada a observação noturna do céu com telescópios, aberta a toda a comunidade a partir das 21:30, e a Escola Secundária.