Marrada de carneiros e luta de bois cumprem tradição em Moimenta da Beira

Janeiro 16, 2017 | Sociedade

O cartaz da Festa de Santo Antão, que se realiza no dia 22 de janeiro, em Peva, Moimenta da Beira, volta a ser preenchido por tradições populares, de caraterísticas singulares, como a marrada de carneiros, a luta de bois, o jogo da cagadela da vaca, e a bênção dos animais, não fosse Santo Antão o padroeiro supremo dos animais domésticos.

Os festejos terão lugar no Santuário, um promontório que se alcança subindo umas dezenas de degraus. É lá em cima, e nas suas envolvências, que se vai desenvolver quase todo o programa, menos a procissão que descerá até à igreja de baixo. No espaço haverá, em permanência, bar aberto com petiscos regionais.

O início das romagens ao Santuário, com oferendas, acontece logo pelas 8h30, seguindo-se a Eucaristia solenizada com procissão na Igreja Paroquial, e bênção de animais. O leilão de oferendas, que começa às 14h00, antecipa o espectáculo maior com as marradas de carneiros e luta de bois, que culmina com a entrega de um borrego ao proprietário da vaca que apresente a melhor cagadela.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.