Fundação Mariana Seixas recebe kit salva-vidas

Agosto 30, 2017 | Sociedade

A Fundação Mariana Seixas, em Viseu, foi a instituição escolhida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para receber um kit salva vidas, na sequência de uma campanha lançada a nível nacional que pretendeu sensibilizar as populações para a para a morte súbita. A entrega decorreu no hipermercado Jumbo, onde foram vendidas as 1 500 pulseiras que ditaram a entrega do equipamento.

Para Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, esta iniciativa pretende realmente salvar vidas. “O objetivo é dotar escolas e instituições dos conhecimentos e meios necessários, porque nos casos de paragem cardiorrespiratória cada minuto conta para a possibilidade de sobrevivência da pessoa”. Após este evento, a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência a cada minuto que passa. E tendo em conta que o cérebro apenas sobrevive 3-5 minutos

Atualmente a morte súbita mata cerca de 10 mil pessoas em Portugal todos os anos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20 mil pessoas por dia em todo o Mundo. Em Portugal, o número de desfibrilhadores, um dos instrumentos mais eficazes de combate a esta problemática de saúde pública, é de cerca de um para cada 10 mil habitantes.

O kit Salva-vidas é composto por formação Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação (SBV-DAE) creditada para seis formandos/seis horas; desfibrilhador automático externo; licenciamento do PNDAE (programa de desfibrilhação junto do INEM); formação de primeiros socorros (12 formandos/oito horas) e mala de primeiros-socorros advance. Pretende-se assim formar equipas e disponibilizar a escolas/instituições os equipamentos e conhecimentos necessários para responder a uma paragem cardiorrespiratória.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.