As extensões de saúde do concelho que tinham sido encerradas nas últimas semanas no concelho de Tondela irão reabrir, depois de o Município ter promovido a colocação dos recursos humanos entendidos como prioritários. Uma solução só possível graças às múltiplas reuniões mantidas com os órgãos da tutela. Nomeadamente a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, coordenadores das unidades de saúde do concelho e Câmara Municipal
Para viabilizar a reabertura das extensões, apesar de não ser da sua responsabilidade e já tivesse manifestado a disponibilidade nesse sentido, o Município de Tondela, vai promover a colocação dos recursos humanos que foram entendidos como prioritários, para que se garanta o propósito da reabertura das extensões em questão.
Com base nestes princípios, de forma transitória, e visando a reabertura imediata das extensões de saúde do Caramulo e da Lajeosa do Dão, estão reunidas condições para o reinício breve de atividade.
Até ao final da presente semana, a extensão da Lajeosa do Dão, com a colocação de um assistente operacional reúne as condições necessárias à reabertura, enquanto que em relação à extensão do Caramulo, de igual forma, com a colocação de um assistente operacional e um assistente técnico, a extensão também irá reabrir.
No que respeita à extensão de S. João do Monte, será efetuada uma visita com a equipa técnica da ARSC e do ACES, adstrita à verificação das condições necessárias para o cumprimento das normas da DGS em vigor, inerentes à proteção e segurança de todos os profissionais e utentes, no quadro da pandemia vivida.
Após esta avaliação e eventual intervenção de adaptação, serão definidos os moldes de resposta aos utentes desta unidade.