Estado pouparia 540 milhões com exemplo de Viseu

Fevereiro 11, 2015 | Sociedade

A Câmara Municipal de Viseu espera atingir, em 2015, “a maior participação de sempre”, na iniciativa «Actividade Sénior» que arrancou na última segunda feira em Vila Chã de Sá, uma das freguesias que aderiu pela primeira vez à iniciativa. Superar os 2.000 participantes e incluir as 25 freguesias do concelho (o ano passado foram 22), são os grandes objectivos da Autarquia, depois de em 2014 o programa ter registado o número recorde de 1819 pessoas, num total de 5678 horas de aulas distribuídas por 10 meses, e o envolvimento de 70 parceiros locais.

“Estamos perante o melhor projecto de actividade sénior do país. Se todos os concelhos seguissem o exemplo de Viseu, o Estado pouparia cerca de 540 milhões de euros/ano em prestação de cuidados de saúde”, reconheceu Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de apresentação da «Actividade Sénior 2015». Uma afirmação sustentada pelas conclusões de um inquérito e estudo de avaliação dos benefícios e impactos da actividade física nos participantes, realizado o ano passado pela Escola Superior de Educação, coordenado pelos professores Abel Figueiredo e Ermelinda Afonso.

Segundo o estudo agora tornado público, mais de 53 por cento reconheceu, em 2014 “sentir-se melhor ou muito melhor do que em 2013 ao nível de bem-estar físico”. O mesmo documento conclui ainda que a percentagem de seniores em risco de queda diminuiu de 31 para 21 por cento, tendo os inquiridos sentido também melhorias na flexibilidade dos membros inferiores, enquanto a dos membros superiores se manteve “quase inalterável”. Esta situação levará, este ano, a um ajustamento das actividades que conduza a um aumento da flexibilidade nos braços.

Realizado no início, meio e final do programa, o estudo multidimensional revelou também que a «Actividade Sénior» melhorou a força nos braços e pernas dos participantes, bem como a aptidão cardiorespiratória relacionada com a prevenção das doenças cardiovasculares. Os melhores resultados nas avaliações de peso, índice de massa corporal e perímetro abdominal, foram obtidos no primeiro semestre, o que já não aconteceu no segundo semestre.

Perante estes resultados, Almeida Henriques sublinhou que este ano os exercícios físicos “serão mais ajustados às reais necessidades dos participantes”, acrescentando que é intenção dos técnicos “trabalhar em parceria com os médicos de família, de modo a promover bons hábitos alimentares junto dos utentes”. A edição deste ano prevê ainda um aumento dos grupos com três aulas semanais, número de convívios, e introdução de jogos tradicionais em todas as freguesias.

Na «Actividade Sénior 2015, que decorre entre os meses de Fevereiro e Dezembro, a Câmara Municipal de Viseu vai investir, directamente, cerca de 100 mil euros. Almeida Henriques garante que as pessoas em condições de “comprovada insuficiência económica” ficarão isentas do pagamento da respectiva inscrição que, neste caso, será assumida pela Autarquia. “Em 2014 isentamos um terço dos participantes”, lembrou o autarca

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.