Está concluída, e inaugurada, a recuperação da Escola Dona Henriqueta, na freguesia de São João de Lourosa, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Viseu, que regista uma taxa de execução de 100%.
O antigo estabelecimento de ensino, de construção do período do Estado Novo, foi alvo de uma proposta de requalificação, apresentada no âmbito da edição anterior do Orçamento Participativo de Viseu. Com 345 votos, foi eleito um dos sete projetos vencedores, tendo conquistado o 6º lugar e 30 mil euros de investimento.
A Escola Dona Henriqueta renasce agora com uma nova vocação e será cedida ao Agrupamento de Escuteiros de São João de Lourosa para o desenvolvimento de iniciativas no âmbito da sua atividade social.
“Este é mais um exemplo do património local devolvido à comunidade, com fins bem definidos e numa parceria sustentável com a sociedade civil. A Escola Básica Dona Henriqueta é um símbolo da freguesia de São João de Lourosa e é hoje também um ativo ao serviço das pessoas”, enfatiza o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.
Das principais intervenções realizadas com vista à recuperação da Escola fazem parte a construção de um novo telhado e instalações sanitárias, a substituição de caixilharia exterior em alumínio, a recuperação de portas exteriores e do pavimento de madeira interior, a pintura interior e exterior do edifício, a execução de uma parede interior para separação de salas, com os devidos requisitos acústicos, e a construção da rede de abastecimento de água e rede de esgotos.
NOVOS PISOS DE RECREIO NAS ESCOLAS DE ABRAVESES
Já foram inauguradas as obras de construção de novos pisos de recreio e lazer nas escolas básicas e jardins de infância da Freguesia de Abraveses. Este foi também um dos projetos vencedores da anterior edição do Orçamento Participativo de Viseu, que conquistou o 5º lugar com 442 votos e 12 mil euros de investimento.
Com uma taxa de execução de 100%, as Escolas Básicas e Jardins de Infância de Abraveses, Póvoa de Abraveses e Pascoal conquistam assim novos espaços de recreio exterior, com maior segurança e condições necessárias à prática de atividades lúdico-pedagógicas. Globalmente, a intervenção beneficia uma comunidade escolar de 229 crianças, 156 alunos do 1º ciclo e 73 do pré-escolar.
Os pisos foram executados em betão e revestidos com pavimento sintético (EPDM), adequado a este tipo de espaços infantis.