O Centro Hospitalar Tondela-Viseu é o primeiro no país, a par do de Lisboa-Ocidental, no tratamento das doenças cerebrovasculares, que englobam o AVC – Acidente Vascular Cerebral. A posição acaba de ser divulgada pela Entidade Reguladora de Saúde (ERS), no âmbito da avaliação anual de 2014 à dimensão Excelência Clínica do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). Na doença isquémica do coração (que inclui enfarte agudo de miocárdio), o primeiro lugar pertence ao Centro Hospitalar de S. João e ao Hospital de Braga. Já no que respeito à insuficiência cardíaca congestiva, a tabela agora divulgada pela ERS aponta os centros hospitalares da Cova da Beira e de Trás-os-Montes e Alto Douro (primeiro) e o Hospital de Loures (terceiro lugar).
No módulo SINAS@Hospitais, são avaliados, a título voluntário 162 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social. A avaliação e classificação multidimensional engloba várias dimensões: Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.
A presente avaliação, agora divulgada, e que coloca o Centro Hospitalar Tondela-Viseu no topo da tabela do tratamento da doença cerebrovascular, a par do congénere de Lisboa Ocidental, diz respeito exclusivamente à dimensão Excelência Clínica, cuja actualização tem carácter bianual. Submeteram-se a esta avaliação específica, 128 dos 162 estabelecimentos integrados no SINAS@Hospitais. Os resultados reportam-se a episódios com alta entre 1 de Julho de 2012 e 30 de Junho de 2013.