Contextualizada na intervenção decorrente do Programa da Rede Social e da plataforma de parceiros que constituem o Conselho Local de Ação Social, está já apresentada a segunda edição da Carta Social Dinâmica de Tondela. Um instrumento de ordenamento e de planeamento prospetivo, dividido em três volumes, que centra a sua atuação nos domínios da investigação social.
No primeiro volume é apresentado o Diagnóstico Social e as suas componentes analíticas: Demografia; Sócio – Economia; Rede de Serviços e Equipamentos Sociais. No segundo é apresentado o Plano de Desenvolvimento Social e, no terceiro, a Plataforma Dinâmica da Carta Social, que permite, forma intuitiva, uma consulta em tempo real de dados cartográficos e analíticos da Rede de Equipamentos Sociais.
Carla Antunes, presidente do CLAS de Tondela, reafirmou a intenção de se reforçar os contributos para uma rede social coesa, no combate à pobreza e exclusão social, “numa altura em que entidades públicas e privadas se devem unir e fazer evoluir as metodologias de intervenção tradicionais, olhando para a inovação como um instrumento ao serviço dos direitos e deveres das pessoas, transversal a toda a sociedade”.