Carta Gastronómica de Lafões promove alimentação local

Dezembro 14, 2016 | Sociedade

A Confraria dos Gastrónomos de Lafões, com o apoio do Município de Vouzela, apresentou no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vouzela, a Carta Gastronómica da Região de Lafões. Trata-se, segundo a instituição, de um “documento fundamental para a história da alimentação local e constitui um fator de promoção e divulgação dos produtos da região e da restauração em particular”.

Segundo a Confraria “a Carta Gastronómica constitui um testamento, um testemunho e um legado das gerações ancestrais às vindouras. É a preservação e simultaneamente a ponte para manter viva a tradição de uma culinária que foi criada com os produtos da terra, moldados em função das disponibilidades/necessidades locais e também das festas e tradições que se perdem no tempo”.

O livro foi apresentado por Jorge Adolfo Marques, historiador e investigador; Homem Cardoso, fotógrafo; ed chefe Licínio Marques, que contribuíram para a edição da obra.

Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, sublinha que a edição da Carta Gastronómica da Região de Lafões, 20 anos depois da constituição da Confraria, “é um trabalho que reforça a identidade e diferencia uma região que tem na gastronomia um dos sectores que mais tem contribuído para a sua divulgação cultural e turística. Estamos perante um trabalho moroso, competente e profundo”, conclui o autarca.

“É um documento que aborda a história da gastronomia desta região, desde os seus primórdios, até aos dias de hoje. E um legado das gerações ancestrais que merece pontificar na mesa dos restaurantes e nas nossas cozinhas”, acrescentou o Grão Mestre da Confraria.

A Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões foi fundada em 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de investigar e promover o património gastronómico da Região, a defesa da autenticidade da sua gastronomia bem como da sua divulgação e promoção nacional e internacional.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.