Em 2014 foram seis. Em 2015, o número de quintas aderentes à Festa das Vindimas que decorre em Viseu de 18 a 21 de Setembro, aumentou para 12. Uma adesão “natural” de novos parceiros, que “consolida a cidade-região de Viseu como destino enoturístico e quer afirmar o Dão como uma região vinhateira vibrante e dinâmica”, reconhece o presidente da Câmara Municipal, entidade organizadora, que tem como principal parceiro a Comisssão Vitivinícola Regional do Dão.
Falorca, Lemos, Pedra Cancela, Reis, Turquide e Vinha Paz – as seis participantes na Festa das Vindimas do ano passado – e Perdigão (Viseu); Cabriz (Carregal do Sal); Cruzeiro (Mangualde); Casa de Santar e Paço dos Cunhas de Santar (Nelas); e Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), são as quintas que este ano vão estar de portas abertas a “desafiar visitantes e turistas às vindimas e à descoberta das histórias e dos néctares”.
Em todas as quintas será possível vivenciar, a 19 de Setembro, experiências reais de vindimas, visitas e degustação de vinhos e outros sabores locais. As inscrições, abertas em www.festa.vindimasviseu.pt, custam 20 euros e incluem, para além do transporte a partir do centro da cidade, uma merenda típica no local escolhido.
Sob o slogan «Viseu & Vinho Dão Festa», a Festa das Vindimas diversifica este ano a oferta de experiências, face a 2014, com 60 horas de programação, em dez diferentes eventos. Destaque, na noite de 19 de Setembro, com entrada livre no adro da Sé, para o Concerto dos «Deolinda» de Ana Bacalhau – uma banda inspirada nas raízes do fado e da música popular portuguesa – a que se segue, no Clube de Viseu, a já quase tradicional «Dão Party» para não arrefecer a noite; prova «EDP Meia Maratona do Dão» na manhã de 20 de Setembro, integrada no circuito internacional «Running Wonders» (ver em desporto), e para o Mercado de Vinhos e Lavradores, a funcionar todos os dias entre as 17 e as 22 horas no Mercado 2 de Maio com a presença de mais de 30 operadores económicos.
Entre as novidades, está o regresso da tradição de um «Baile de Vindimas», que assinalará, no Clube de Viseu, a noite de abertura das actividades (18 de Setembro), a organização pela FNAC em parceria com o Município, da Maratona Fotográfica que decorre ao longo do dia 19 de Setembro, subordinada ao tema «Viseu, cidade vinhateira», e o alargamento da Festa das Vindimas a outros concelhos e a outras quintas.
“Estamos a abrir portas para o futuro na promoção conjunta das paisagens vinhateiras e da economia, e a lançar as bases de um evento maior e de uma atractividade mais relevante para Viseu e para a região”, preconiza o presidente da Câmara, Almeida Henriques, que releva já a participação “neste grande evento” de meia centena de instituições e empresas.
Com menus e serviços do de vinhos do Dão, especialmente concebidos e preparados para estes dias, estarão também 16 restaurantes aderentes à «Semana Gastronómica» da Festa das Vindimas.