Adelino Costa eleito provedor na Misericordia de Viseu

Dezembro 9, 2013 | Sociedade

Adelino Costa acaba de ser eleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu (SCMV), um ano depois de ter assumido interinamente este cargo, aquando do falecimento de António Magalhães Soeiro. A eleição realizou-se a 23 de Novembro, véspera da celebração do Dia da Misericórdia, num acto que contou com uma significativa adesão dos Irmãos, e no mesmo dia em que foi lançado mais um número do Boletim Informativo da Instituição. “Apostar na organização de serviços, enquanto necessidade absoluta”, é o grande objectivo que o novo Provedor pretende concretizar no próximo mandato.

A conservação do património construído, a par da readaptação e rentabilização de alguns equipamentos que permitam à Instituição alargar e melhorar o âmbito da sua acção, como é o caso da antiga maternidade do antigo Hospital de S. Teotónio, foram outros desafios assumidos por Adelino Costa na mensagem que dirigiu aos Irmãos após o acto eleitoral. “Faz parte do nosso ADN intervir em novas respostas sociais onde a presença da SCMV seja uma solução para quem necessita”, sublinhou o Provedor, para quem o reforço do voluntariado será também outra aposta prioritária da Instituição.

Para concretizar estas tarefas, Adelino Costa considera que é necessário dotar os serviços e valências da SCMV com “recursos humanos específicos em áreas determinadas que estão a descoberto e que expõem fragilidades nesses sectores, prejudicando a eficiência, a eficácia, o bom desempenho, e a imagem da Instituição, tomando as medidas mais condizentes com a situação”.

Perante a difícil situação em que vive o país, Adelino Costa conclui que o “desafio é ainda mais exigente, obrigando, por isso, à acção”. E conclui, neste contexto, que a Mesa Administrativa “terá de responder com equilíbrio, às solicitações das famílias em dificuldades e de utentes desprovidos de meios. Tudo isto sem comprometer a sustentabilidade da Instituição”, conclui o Provedor.

Acompanham Adelino Costa na Mesa Administrativa da SCMV: Ilídio Cunha (vice-Provedor); José dos Santos Simões (secretário); Augusto Passos Oliveira (tesoureiro), e Henrique Domingos, José Alberto Caetano, Acácio Amaral Ferreira, Amarílis Rocha e José Neiva (vogais). António Figueiredo Lopes preside à Mesa da Assembleia Geral, e José Alberto Ferreira ao Conselho Fiscal.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.