Catarina Rocha: uma voz viseense do fado do futuro

Julho 5, 2017 | Sociedade

Não é fadista quem quer, mas apenas quem sente e vive verdadeiramente o fado. Catarina Rocha desde muito jovem aprendeu a viver e a cantar o fado, que está a fazer desta viseense um caso muito sério da nova canção nacional. Influenciada pela forma como Amália Rodrigues, Teresa de Noronha e Maria da Fé cantavam e interpretavam o fado, Catarina Rocha não hesitou um só momento na opção de vida futura que escolheu para si. Hoje já é uma voz assídua na playlist da Rádio Amália, tendo recentemente sido a “voz da semana” no programa “Estrela da Tarde”, onde realizou também um mini concerto, para além de diversas participações pontuais em directo noutras rádios nacionais, como a TSF, no programa Zona Ribeirinha ou, mais recentemente, na Rádio RDS, entre outras. Pelo meio conta com diversas actuações em S.Pedro do Sul, Mangualde, Tabuaço, Oliveira de Frades, Caramulo, Nelas, Aveiro, Lisboa, Porto, etc. Embora sejam raras as suas atuações em Viseu, foi com muito gosto que a fadista cantou recentemente na sua terra natal, mais precisamente na Pousada de Viseu, onde apresentou alguns temas do seu novo álbum “Luz”.

“Novo mar” é o seu single de estreia do álbum. O videoclip foi gravado em Lisboa, na Rua Augusta e está disponível no Youtube e na sua página oficial de Facebook. O tema é bastante alegre e mostra esta nova vertente do fado com um toque “jazístico” que muitos elogios tem recebido da crítica nacional e internacional.

Este ano de 2017, a fadista integra o cartaz do palco principal da Feira de S. Mateus onde apresentará por completo o seu álbum, no dia 3 de Setembro. “Luz” junta o fado antigo (tradicional), com o novo fado (aliado a outros géneros musicais, tais como o Jazz). A fadista fez-se rodear de grandes nomes do fado nacional, porque quer trabalhar sempre com os melhores, como é o caso do produtor e viola do seu disco- Diogo Clemente (que também produziu e trabalhou com grandes nomes do fado, tais como Carminho, Raquel Tavares, Mariza e Cuca Roseta). “Luz” contou também com a participação de excelentes músicos como: Guilherme Banza na guitarra portuguesa, Vicky Marques na bateria, Marino de Freitas no baixo e Valter Rolo ao piano.

Catarina Rocha faz ponto de honra integrar nos seus trabalhos temas intemporais, como aconteceu no seu mais recente álbum, onde interpretou “Chegaste em Dia de Sol”, um sucesso de António Mourão e clássicos do fado como “Tudo isto é Fado” e “Amor sou tua”, grandes êxitos interpretados por Amália Rodrigues.

Os seus temas originais têm assinatura de letristas e compositores de renome, tais como Tiago Torres da Silva, Cátia Oliveira, José Gonçalez, Fernando Gomes, Manuel Graça Pereira e Valter Rolo, tendo também temas da autoria da fadista.

Licenciada em Turismo, com mestrado em Desenvolvimento de Negócios, Catarina põe em primeiro lugar o fado e ser fadista e trará surpresas para o espectáculo de 3 de Setembro. O que será? Vamos ter de aguardar com natural expectativa, porque para Catarina Rocha, esta estupenda voz do fado nascida em Viseu, garante não desiludir ninguém. Catarina Rocha vai estar na Feira de S. Mateus, e promete emocionar e divertir todos aqueles que gostam de música portuguesa e amam o fado, como nós tanto amamos!

CARLOS BERGERON

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.