A Câmara Municipal de Vouzela está a investir meio milhão de euros na requalificação e valorização de rios e na protecção da floresta contra incêndios. Os trabalhos, no terreno desde Janeiro de 2011 e para concluir até 2014, incluíram já intervenções em rios e ribeiras nas freguesias de Alcofra, Campia, Cambra, Paços de Vilharigues, Figueiredo das Donas, S. Miguel do Mato e Vouzela, numa área de 80 hectares, e com custos na ordem dos 78 mil euros.
Segundo a Autarquia, está aprovada um outra candidatura, no valor de 182 mil euros e que irá permitir proceder à valorização de 130 hectares nos rios e ribeiras das freguesias de Ventosa, S. Miguel do Mato, Paços de Vilharigues, Queirã, Campia, Alcofra, Cambra e Fornelo do Monte.
No âmbito da protecção da floresta contra incêndios, estão concluídos os trabalhos de criação de rede primária e secundária, numa extensão de 120 hectares, nas freguesias de Campia, Ventosa, Fataunços, Queirã, S. Miguel do Mato e Figueiredo das Donas. A intervenção compreendeu a limpeza de matos, corte de árvores sem valor comercial, com o objectivo de diminuir o risco de incêndio e ainda valorizar o arvoredo existente.
Rui Ladeira, vereador do Desenvolvimento Rural na Câmara de Vouzela, refere que estão já aprovadas, para o mesmo tipo de intervenções, outras candidaturas no valor de 287 mil euros, montante destinado, neste caso, à limpeza de 198 hectares a de floresta nas freguesias de Alcofra, Campia, Fornelo do Monte, Vouzela, S. Miguel do Mato, Fataunços, Carvalhal de Vermilhas, Figueiredo das Donas e Paços de Vilharigues.
“Estas candidaturas, que prevêem ainda a instalação de dois pontos de água em Paços de Vilharigues e S. Miguel do Mato, permitem à autarquia investir em sectores que consideramos fundamentais, e inserem-se na estratégia municipal de desenvolvimento rural e de combate aos fogos florestais, potenciando, ao mesmo tempo, aqueles que são os nossos recursos naturais mais importantes”, sublinha Rui Ladeira.