Vouzela assinala 100 anos da chegada do comboio

Dezembro 9, 2013 | Região

No âmbito das comemorações dos 100 anos da chegada do comboio a Vouzela, a Câmara Municipal descerrou, na Central de Camionagem (antiga estação de comboios) uma placa evocativa alusiva à efeméride. Um “momento simbólico” que, segundo Rui Ladeira, presidente da Autarquia, promove “o reconhecimento de quem trabalhou e de quem perpetuou as memórias de uma atividade que perdurou no concelho por mais de 70 anos”, adiantou.

A criação de uma ecopista low cost e de um núcleo museológico são dois dos projetos que o presidente da Câmara de Vouzela pretende criar para dinamizar e valorizar a antiga linha do Vale do Vouga. “Queremos potenciar esta linha, de acordo com os novos tempos, quer na vertente turística com a ecopista que designamos de low cost, quer na vertente histórica de preservação e divulgação do espólio ferroviário existente com a criação de um núcleo museológico”, referiu.

O edil avançou que a autarquia está a estudar o espólio existente e aquilo que pode ser cedido por particulares, bem como a localização do próprio museu. “E aqui temos de ter como referência o novo quadro comunitário de apoio, nomeadamente para viabilizar a construção ou readaptação de um espaço existente”. O objetivo é “aumentar a oferta turística de Vouzela com aquilo que foram as memórias dos vouzelenses”, concluiu Rui Ladeira.

As comemorações irão continuar durante o mês de dezembro com a exposição “Olhares sobre a Ponte”, que estará patente no Museu Municipal.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.