Numa organização da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, Grão Vasco, com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Viseu foi uma das cidades que acolheu o Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora, uma organização que representa 13 países da Europa e fora da Europa (Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo, Reino Unido, Argentina, Brasil, EUA, Venezuela, Uruguai, África do Sul e Macau).
A abertura oficial do evento ocorreu no auditório do IPDJ de Viseu e contou com as presenças do almocharife da Confraria, José Ernesto, do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e de Natália Mendes em representação do IPDJ de Viseu, bem como os representantes do Instituto Politécnico de Viseu e da Entidade Regional de Turismo do Centro.
Pata além do reforço da ligação de Portugal à sua diáspora, o Curso pretendeu ainda dotar ainda os dirigentes associativos de ferramentas e competências que lhes permitam potenciar os projectos e as iniciativas das associações, estimulando a sua participação. Na sequência do evento estão já a surgir projectos e desafios a concretizar.