Tondela: requalificação da ER 230 custou mais de 3 milhões

Julho 3, 2015 | Região

Chegaram ao fim as obras de requalificação da Estrada Regional 230, em Tondela, naquele que foi um dos maiores investimentos neste concelho ao nível de infraestruturas rodoviárias. A inauguração ficou assinalada em Campo de Besteiros, numa cerimónia que contou com a presença de Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

O troço requalificado da ER 230, uma via que liga o litoral ao interior granítico do Planalto Beirão (Águeda, Caramulo – Tondela e Serra da Estrela), teve um custo total de 3,158 milhões de euros, sendo 2,626 milhões de euros referentes a uma comparticipação no âmbito do +Centro e 530 mil euros de capital do Município de Tondela.

“Esta obra representa um eixo vital para a mobilidade regional e para a coesão dos territórios, já que serve de ligação a um dos pilares mais relevantes da afirmação turística que é o Caramulo”, reconheceu, naquela cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, convicto de que a obra “não só dignifica a região, como também a parte urbana de Campo de Besteiros”.

O autarca recorda que a requalificação da ER 230, iniciada no mandato anterior e com outros protagonistas, não teve o desenvolvimento e a celeridade esperada. Desde logo, justificou, “porque houve necessidade, em particular no troço urbano da avenida Afonso Costa, em Campo de Besteiros, de promover um saneamento que se tornou necessário face aos terrenos argilosos existentes”. Uma intervenção, acrescentou José António de Jesus, que durou vários meses, com todas as complicações daí decorrentes “e que implicou um custo superior ao previsto na empreitada inicial”.

A inauguração das obras de requalificação da ER 230 aconteceu, pouco dias depois da inauguração de melhoramentos no novo parque urbano onde esteve instalada a feira quinzenal, também em Campo de Besteiros.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.