Tondela comemora 500 anos do Foral de Besteiros

Abril 25, 2015 | Região

As comemorações dos 500 anos (14 de Julho de 1515) da atribuição do Foral Manuelino a Terras de Besteiros, dominam o plano de eventos programado pela Câmara de Tondela para o ano em curso, muitos deles a cruzarem-se com a evocação da efeméride, numa celebração “vivida e participada de forma colectiva pelo movimento associativo”. E que “evidencia, nas palavras do presidente da Autarquia, José António de Jesus, “a forma liderante, a marca, e a memória das gentes de Tondela”.

Na lista dos eventos destacam-se as comemorações do 20.º aniversário da geminação de Tondela com Lannemezan, que culminam com a presença de uma comitiva tondelense naquela cidade francesa entre 25 a 28 de Junho; o primeiro workshop de Dança (2 de Maio) que assinala o Dia Mundial da Dança; Feira de Antiguidades, Velharias e Coleccionismo (primeiros domingos de Maio a Outubro); Mercado de Artesanato de Tondela (primeiros domingos entre Maio e Agosto); Jogos Desportivos; Final do Torneio Inter-Freguesias em Futebol de 5; «Espírito do Caramulo» 2015 – velocidade e regularidade (31 de Maio), entre outras iniciativas de calendarização anual, como o Mortorfestival, Ficton, e Aniversário de elevação de Tondela a cidade, que encerra, a 18 de Dezembro, as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino.

“Não se trata tão só da promoção de eventos. Antes e principalmente, no estímulo germinador de acções que potenciem a criação artística nos vários domínios de expressão, tão importante para educar e promover a capacidade crítica, indispensáveis para a fruição e produção de eventos”, sublinha José António de Jesus, que estende estes princípios a muitas outras realizações que se prolongam até ao final do ano.

Estão, neste caso, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio (22 de Maio); 9.ª Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo (5 a 7 de Julho); Sarau Cultural (6 de Junho); Marchas de Santo António (13 de Junho); «Tom de Festa» – Festival de Músicas do Mundo (15 a 18 de Julho), que inclui exposições, teatro, dança, artes plásticas, conferências e debates, feira de produtos, gastronomia e muita animação.

É inspirada na época quinhentista que Tondela vive as grandes novidades da programação, às quais a Autarquia afecta, em custos associados, uma verba entre os 60 a 70 mil euros. Para comemorar os 500 anos do Foral de Besteiros, o vereador Pedro Adão destaca um concurso de fotografia a decorrer entre Maio e Outubro; um espectáculo de falcoaria e aves a 31 de Maio; concerto de música (10 de Junho), caça com besta (14 de Junho); exposições, e 1.º Festival de Sopas (24 de Maio). As grandes atenções centram-se, sobretudo, no Mercado Quinhentista (19 de Julho), e a Feira Quinhentista (25 e 26 de Julho), que suspende este ano o Festival Urbano de Tondela.

A sessão solene comemorativa dos 500 anos de atribuição do Foral Manuelino a Besteiros está marcada para o dia 14 de Julho.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.