O Município de Sernancelhe vai realizar, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no Expo Salão, a terceira edição do Festival das Sopas e Encontro de Ranchos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a autarquia dá assim continuidade a um evento que conheceu, em apenas duas iniciativas, um impacto muito positivo, tendo mobilizado mais de uma dezena de associações concelhias e recebido a visita de milhares de pessoas.
Tendo como objetivo dar a conhecer o concelho de Sernancelhe como território de excecionalidade gastronómica e cultural, o Festival de Sopas assume-se como um contributo para a revitalização da sopa e a sua reentrada na ementa dos portugueses. Para isso aposta nos saberes e nos sabores de antigamente, recupera as receitas e as técnicas de confeção diferenciadoras das aldeias, e associa-lhes os produtos da terra, na sua maioria biológicos e colhidos nas hortas e quintais ao redor dos núcleos das freguesias.
A caminho da terceira edição, tem sido possível igualmente inventariar as receitas tradicionais para garantir a sua perpetuação, processo determinante para que o concelho disponha, dentro de alguns anos, de perto de uma centena de sopas que explicam o seu passado. Por outro lado, a organização associa ao certame a vertente cénica e musical de base tradicional, de cujos ranchos folclóricos são os maiores embaixadores, proporcionando aos visitantes um encontro com uma dezena de ranchos do Norte e Centro de Portugal.
Durante três dias, o Festival das Sopas, que terá entrada livre e uma dezena e meia de sopas em prova, contará com uma exposição etnográfica das artes e dos ofícios de antigamente, onde não faltarão as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais.
“Num território de fortes tradições, reconhecidas manifestações culturais, personalidades célebres das artes e das letras nacionais, e onde produtos como a castanha e o granito são cartões-de-visita, Sernancelhe pretende reafirmar as suas potencialidades gastronómicas, assentes ainda em forte tradição popular, que urge ser preservada e divulgada”, sublinha o presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago.
Tirando proveito do espaço do Expo Salão, e com a colaboração de associações, juntas de freguesia, restaurantes locais, contando com o extraordinário contributo da Escola Profissional de Sernancelhe e com os alunos e formadores do curso de Cozinha e Restaurante/Bar, o Município de Sernancelhe pretende que o fim-de-semana de 19, 20 e 21 de fevereiro continue a ganhar espaço no calendário nacional de eventos.