Seis domingos francos na Feira de São Mateus 2017

Junho 6, 2017 | Região

A 625 edição da Feira de S. Mateus, que irá decorrer este ano entre 11 de Agosto e 17 de Setembro, terá 22 dos 38 dias de festa de entrada livre. Com uma curiosidade: em lugar de um Domingo Franco, o certame irá oferecer aos milhares de visitantes – um milhão  em 2016 -, seis domingos  de entrada “à borla”. A mais de dois meses para o início da festa, a organização já fechou o cartaz principal de palco, em dias de entrada paga (incluindo os três dias solidários), com 16 grandes bandas e artistas. E já tem 95% das posições comerciais atribuídas.

O desafio de instituir seis, em lugar de apenas um “domingo franco”, ficou a dever-se, segundo a organização, ao presidente da Câmara de Viseu. Almeida Henriques justificou a ideia com “o carácter histórico da Feira Franca”, também “a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica”.

Em ano de aniversário redondo – 625 anos -, a organização do evento, atribuída à Viseu Marca, promete “o melhor cartaz de sempre”. Para esta conclusão é fundamental a inclusão, no cardápio de palco, de nomes de artistas e grupos como Seu Jorge (12 de Agosto), AGIR (14 de Agosto) Marco Paulo (15 de Agosto), Diogo Piçarra (18 de Agosto), Paula Fernandes (19 de Agosto), Matias Damásio (22 de Agosto), Pedro Abrunhosa (25 de Agosto), AUREA (26 de Agosto), Dengaz (1 de Setembro), Paulo de Carvalho (2 de Setembro), Cuca Roseta ( de Setembro), HMB (8 de Setemro), Nelson Freitas (9 de Setembro), José Cid (13 de Setembro), David Carreira (15 de Setembro) e Resistência (16 de Setembro).

“Fechamos com chave de ouro o cartaz musical de 2017”, sublinha o presidente da Viseu Marca, João Cotta. “Será sem dúvida o melhor palco desde que temos memória”, afirma. Por sua vez, o gestor da Marca Viseu e da Feira, Jorge Sobrado, sustenta que “nos seus 625 anos, a Feira de S. Mateus tem um cartaz de luxo. Há estreias imperdíveis em Viseu para todos os públicos, grandes clássicos e uma marca forte da Lusofonia”. Para o gestor, “Viseu será neste Verão uma proposta renovada e mais atrativa para residentes e turistas, em “Ano Oficial para Visitar”a cidade”. “Faremos justiça à melhor tradição de feirar na cidade de Viriato”, conclui.

Os bilhetes para a edição 625 da Feira de S. Mateus estão já à venda nas redes de lojas Blueticket e no site do evento. Os ingressos para os “dias solidários” (Matias Damásio, José Cid e Cuca Roseta) estão à venda por 4 euros. Os restantes preços variam entre os 7,5 euros (concertos de Seu Jorge e Paula Fernandes), os 5 euros e os 3 euros.

Mas nem só de programa festivo vive a Feira de S. Mateus. Ao nível estrutural, há marcas positivas realçadas pelo presidente da Viseu Marca. É o caso, segundo João Cotta, da intervenção realizada pela Câmara de Viseu no Campo de Viriato, o espaço que todos os anos acolhe a realização do certame. Segundo o dirigente, “o importante investimento” realizado naquele recinto, permitirá este ano “um padrão mais elevado de organização e acolhimento aos vsitantes”.

Para os mais novos, a organização anunciou a realização do espectáculo infantil “O Mundo de Sara”, na manhã do dia 3 de Setembro, em horário anterior a funcionamento do certame.

A menos de três meses para o arranque da Feira de S. Mateus, a Viseu Marca conseguiu assegurar a atribuição de 95% das posições comerciais, num total de 270 posições. “Hoje, a menos de três meses da abertura do evento, os espaços comerciais estão perto da sua atribuição total. São marcas positivas de um sistema mais racional e melhor organizado”, disse João Cotta na conferência de imprensa que pretextos a divulgação de um conjunto de informações actuais sobre o certame.

A maior dos expositores já inscritos são provenientes do concelho e do Distrito de Viseu. Os números globais desta adesão serão revelados em Junho, na apresentação global do certame.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.