Revisão do PDM não incluiu espaço verde em Marzovelo

Abril 26, 2013 | Região

 

Por: Catarina Vieira e Castro

 

Em 13.01.2005, o Núcleo de Viseu da Associação OLHO VIVO dava voz aos moradores do Bairro de Marzovelos preocupados com o futuro do único espaço verde daquele imenso “cimentério”, em frente ao Hotel Montebelo, uma vez que a Visabeira Imobiliária ali tinha colocado letreiros a anunciar a “futura localização do Centro Comercial Quinta do Bosque”.

Há quem se lembre das palavras de Fernando Ruas, transmitidas pela Rádio NoAr, algum tempo depois da nossa chamada de atenção, assegurando a sua intenção de não deixar construir nada ali, certo de que a Visabeira também não teria interesse em colocar mais cimento em frente ao Hotel Montebelo, propriedade do grupo, ficando aquele espaço reservado para uma alameda.

Foi, pois com surpresa e indignação, que em meados de 2009 os moradores do bairro viram serem repostos os letreiros da Visabeira Imobiliária (que já há uns anos haviam sido retirados), anunciando: “futuramente, neste local, um espaço de comércio e serviços” (ver foto). Voltámos a perguntar: “Quem manda na cidade, a autarquia ou a Visabeira?…”

A OLHO VIVO, que tem sócios a residir no Bairro de Marzovelos, tomou a iniciativa de pôr a circular um abaixo-assinado de moradores a apelar à Câmara Municipal para não permitir a destruição do seu único espaço verde.

Então, tanto a autarquia como a Visabeira vieram publicamente anunciar que continuavam em negociações para a permuta de terrenos. Boa parte dos moradores ficaram descansados, continuando a usufruir daquele espaço verde, jogando e brincando na relva ou sentando-se nos bancos de pedra ali entretanto colocados.

Agora, a indignação volta a surgir nos moradores que tendo consultado o PDM (Plano Director Municipal) cuja revisão esteve em consulta pública até ao passado dia 10 de Abril, verificaram que aquele espaço continua destinado a construção, sendo que o único espaço verde previsto no PDM em todas as urbanizações daquela zona (a de maior densidade populacional do nosso concelho) é o que se encontra atrás do Hotel Montebelo, na Quinta do Bosque.

Não duvidando da boa fé de ninguém, ocorre perguntar ao senhor presidente da Câmara Municipal de Viseu, que daqui a meia dúzia de meses deixará o seu lugar à frente da autarquia, que garantias terão os viseenses e, em particular, os moradores do Bairro de Marzovelos, de que a Visabeira, continuando a ser proprietária daquele terreno, não venha a poder fazer dele o uso que muito bem entender? Por que motivo ainda não foram concluídas as negociações para a permuta de terrenos entre o nosso município e a Visabeira Imobiliária?

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.