Resende lidera ranking pela transparência no distrito de Viseu

Dezembro 9, 2013 | Região

Resende é o Município do distrito de Viseu melhor classificado no “ranking” do Índice de Transparência Municipal (ITM), realizado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), elaborado a partir de um estudo da informação disponível nos sítios eletrónicos dos 308 municípios do país.

Os 76 indicadores analisados, agrupados em sete áreas, incidem sobre a organização, composição social e funcionamento do município, planos e relatórios, impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo. De acordo com o estudo, Resende tem um ITM de 45 pontos (num máximo de 61 e mínimo de 7), classificando-se em 31.º lugar na tabela a nível nacional.

Figueira da Foz, com 61 pontos, foi o município melhor classificado, seguindo-se Alfândega da Fé (59) e Batalha (58). Calheta e Santa Cruz das Flores (ambas nos Açores) e Montalegre ocupam os últimos lugares, apenas com sete pontos.

O estudo revela a visão estratégica dos municípios melhor posicionados na utilização dos instrumentos de comunicação digital enquanto instrumentos de transparência da sua atuação.

O Índice de Transparência Municipal é um projeto da Transparência e Integridade, Associação Cívica, desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Instituto Superior Técnico; Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho; e Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.