A Câmara de Tondela vai requalificar e ampliar e o cemitério da cidade, num investimento municipal de mais de 458 mil euros. O objetivo principal da intervenção, com conclusão prevista para 1 de novembro deste ano, passa pelo alargamento do cemitério existente, dado que a atual capacidade se encontra esgotada.
“A importância desta empreitada decorre em primeiro lugar da necessidade de ampliarmos o atual cemitério que neste momento está no limite, com uma taxa de ocupação de 99%”, sublinha Carla Antunes Borges, presidente da Câmara Municipal de Tondela.
Após a empreitada, o cemitério ficará com uma área de 8.942 metros quadrados, quase o dobro do espaço existente. O projeto inclui não só a execução de obras de ampliação, como a criação de novas formas de sepultamento.
O cemitério ficará com espaço para a criação de 308 novas sepulturas, 116 ossários, 102 columbários e oito jazigos. As obras incluem ainda a criação de um Jardim da Memória, uma zona exterior ajardinada destinada à colocação de urnas com as cinzas dos entes queridos e onde os familiares poderão prestar homenagem aos mesmos. Este novo espaço poderá albergar até 120 urnas.
Além da ampliação, estão previstos trabalhos de requalificação das infraestruturas existentes no cemitério, nomeadamente a capela, que sofrerá obras no interior e no exterior.