A autarquia de Mangualde já efetuou a primeira candidatura do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano ao Portugal2020 (PEDU). A requalificação do espaço público do Bairro do Modorno será o primeiro grande investimento na Regeneração Urbana de Mangualde. O investimento estimado em 400 mil euros, é financiado em 85 por cento por fundos comunitários, irá requalificar infraestruturas, melhorar a pavimentação existente, aumentar a eficiência energética na iluminação pública e permitirá a alavancagem do investimento privado.
O investimento, com execução para 2106, está neste momento em fase concursal e faz parte do pacote financeiro de 5 milhões de euros inscritos no PEDU de Mangualde e negociado com a CCDR para a Regeneração Urbana. “Será o maior investimento público das últimas décadas no concelho, colocando Mangualde no pelotão da frente das cidades com regeneração urbana”, sublinha o presidente da Câmara, João Azevedo.
O autarca reconhece ainda que a autarquia de Mangualde e os serviços técnicos “têm feito um trabalho extraordinário” na agilização dos procedimentos técnicos para que o investimento negociado no PEDU com a CCDR se traduza em obra. “A requalificação do Bairro do Modorno é a primeira etapa, mas temos mais candidaturas na forja que serão submetidas muito brevemente”, assegura.
Para o edil mangualdense o trabalho que tem sido feito não se restringe apenas à regeneração urbana. “Estamos atentos a todas as linhas de financiamento do Portugal 2020 e temos candidaturas já efetuadas para investimento em novas ETAR’S, na melhoria da rede de abastecimento de águas, na intervenção florestal, na mobilidade e também a preparar candidaturas para eficiência energética e no âmbito do acordado no Pacto de Desenvolvimento Territorial com a CIM Viseu Dão Lafões”, conclui João Azevedo.