Rede de ciclovias de Viseu em consulta pública

Fevereiro 6, 2016 | Região

O projeto da 1ª rede urbana de ciclovias de Viseu, batizado de “MUV BIKE”, está em consulta pública até ao dia 29 de fevereiro. A iniciativa visa informar a população sobre os objetivos da “mobilidade suave”, o circuito da rede ciclável que será criado na cidade e as diferentes tipologias de vias, assim como esclarecer acerca das alterações práticas que se esperam no quotidiano da mobilidade urbana.

Aberta a toda a comunidade, mas especialmente dirigida aos estudantes, considerados como os utentes pioneiros da futura rede de ciclovias urbanas, a primeira sessão realizou-se na última segunda-feira, na Escola Superior de Educação de Viseu. João Paulo Gouveia, vereador da Câmara de Viseu, informou os presentes, que a campanha visa sensibilizar os viseenses para as vantagens do MUV BIKE e à sua participação activa neste processo, que assumiu como “uma revolução tranquila na mobilidade da cidade, fazendo jus ao seu estatuto de «melhor cidade para viver».

Uma segunda sessão presencial está agendada para 3 de fevereiro, pelas 18 horas, na Associação Comercial do Distrito de Viseu. A consulta pública decorre também online, através de informação e formulário de participação disponíveis na página web do Município de Viseu.

O MUV BIKE é uma das componentes do novo sistema de mobilidade do concelho, o MUV (Mobilidade Urbana de Viseu). Na sua primeira fase, visa implementar seis quilómetros de ciclovias urbanas até 2018, abrangendo mais de 20 artérias da cidade, para uma circulação em bicicleta segura e cómoda.

A primeira fase da rede ligará o Centro Histórico e o núcleo urbano de Viseu a pontos de utilização intensa e frequente, como o Hospital de Viseu, a Central de Transportes, Estabelecimentos de Ensino Secundário e do Ensino Superior, Biblioteca Municipal e o Parque Urbano, entre outros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “com esta aposta, a bicicleta em Viseu sai do condomínio da prática desportiva e passa a jogar no campeonato da mobilidade de todos os dias. Queremos tornar a cidade amiga da bicicleta, amiga de modos de transporte suave, a pensar em todos: residentes, estudantes e turistas. Os jovens serão a mola da realização deste ideal”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.