Definida a vocação do Parque Urbano de Santiago, a Câmara Municipal de Viseu vai investir 452 mil euros na requalificação e ampliação deste espaço, que passará a dispor de duas frentes ribeirinhas ligadas por uma ponte pedonal. Objectivo, transformar uma infraestrutura, originalmente destinada a recinto da Feira Semanal, num parque ambiental de lazer familiar e prática desportiva informal, numa mais forte relação do público com o rio Pavia.
“A vocação deste lugar, enquanto parque ambiental, de lazer familiar, e de prática física ao ar livre, será finalmente concretizada. É mais um pulmão verde em Viseu, com várias valências, bem equipado e seguro, a que acresce a visualização privilegiada da silhueta da cidade”, sublinhou no local o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, na apresentação do projecto.
Com os trabalhos já em curso, que deverão ficar concluídos até ao início do Verão, a intervenção no Parque Urbano de Santiago inclui a instalação de diversos equipamentos para a prática desportiva, plantação de mais 352 árvores, ajardinamento e sombreamento do parque, reforço da iluminação e dispositivo de segurança, instalação de novos pavimentos, arquiteturas e mobiliário urbano.
Com o alargamento do parque para a margem esquerda do Pavia, que ficará acessível através de uma ponte pedonal, o espaço passará a ter uma área de cerca de 8 hectares, quase o dobro da actual. “Com esta reapropriação reforçaremos a relação da cidade com o seu rio histórico”, garante Almeida Henriques.
No que respeita aos equipamentos lúdicos e desportivos, o presidente da Câmara Municipal destaca a instalação de um parque de slide e de campos de basquetebol, assim como a disponibilização de áreas e pavimentos de fitness.
Entre as novidades anunciadas, estão ainda a criação do «Monte Viseu» que funcionará como miradouro para o centro histórico da cidade, instalação de um relógio de sol dedicado a Viriato, e um painel de grandes dimensões alusivo aos direitos das crianças.