O Dia do Município, comemorado em Tondela, ficou assinalado, entre outros actos simbólicos, pela inauguração das obras de requalificação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho, um imóvel de 1872 que, nos últimos anos, foi alvo de profunda intervenção, quer interior quer exterior, que ascendeu a mais de 700 mil euros. No Salão Nobre pontificam agora as fotografias dos «anfitriões» que desde o 25 de Abril de 1974 contribuíram para o desenvolvimento do concelho, num gesto que “associa a memória ao reconhecimento”.
Um presidente da Comissão Instaladora (Abílio Pimparel), dois presidentes de comissões administrativas (Adriano Lopes de Figueiredo e Arnaldo Pessoa), e três presidentes de câmara (Martinho Rebelo, Luís Riquito e António Tenreiro da Cruz), foram os autarcas homenageados durante a sessão solene que assinalou o Dia do Município em Tondela. Os dois últimos a serem chamados, eles próprios, a descerrar as suas fotografias e, os anteriores, a serem homenageados na pessoa dos familiares mais próximos, num momento gratificante que constituiu, ao mesmo tempo, uma homenagem ao Poder Local. A todos foi entregue uma placa comemorativa, gravada com um texto no livro de honra da Autarquia.
“Este foi um acto de grande justiça, ao perpetuar a memória de todos os que serviram a causa pública”, congratulou-se o presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Joaquim Coimbra.
Para Carlos Marta, este foi “um belo momento para festejarmos, em conjunto, e saudarmos aqueles que de uma forma exemplar contribuíram para o desenvolvimento harmonioso deste concelho”, e que os executivos a que tem vindo a presidir continuam empenhados em prosseguir.
“Apesar da conjuntura adversa, “não desistimos, nem baixamos os braços. Continuamos empenhados em levar por diante o nosso programa, procurando ao mesmo tempo, mobilizar cidadãos, instituições e empresas para que o nosso concelho continue em movimento”, garantiu o autarca.
Na mesma sessão foi também entregue, na pessoa do irmão, Gilberto Coimbra, a Medalha Municipal de Mérito ao atleta Aníbal Coimbra, de 39 anos, que deixou Tondela aos 17 para se radicar e brilhar no Luxemburgo, país pelo qual conquistou a medalha de ouro no último Mundial de Powerlifting disputado na cidade de Pilsen, República Checa.