A Câmara Municipal de Viseu já aprovou o projeto base para a construção do novo Quartel dos Bombeiros Municipais de Viseu, a instalar futuramente no Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, na freguesia de Lordosa. A obra representa um investimento que ascende os 750 mil euros, montante comparticipado por fundos comunitários através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A aprovação deste projeto é um passo em frente no plano delineado para a requalificação do Aeródromo, que visa concentrar as diversas instituições e meios de Proteção Civil de Viseu neste local, garantindo a correta operacionalidade e otimização de recursos, numa zona estratégica e privilegiada ao nível de acessibilidades.
A instalação do novo Quartel na infraestrutura municipal implicará a transferência da maioria dos efetivos e serviços dos Bombeiros Municipais, sem prejuízo do núcleo urbano de Viseu que será salvaguardado pela presença de um piquete que garantirá a ação rápida e eficaz em áreas fundamentais como o socorro ou os incêndios urbanos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “no final deste plano, esperamos ver concentrados todos os meios de Proteção Civil no Aeródromo, garantindo uma otimização de recursos mas também uma coordenação eficaz de todos estes meios”.
Simultaneamente, a aprovação deste projeto assume-se decisiva na estratégia de gestão de recursos logísticos definida no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Viseu. O plano define os termos e procedimentos de cada uma das instituições de proteção civil em situações de emergência.