O novo presidente da AIRV, Carlos Marta, encara o programa comunitário Portugal 2020 como “mais uma grande oportunidade que não pode, nem deve, ser desperdiçada”. “É um momento único para as empresas da nossa região intensificarem o rumo do crescimento sustentável, pois grande parte dos recursos financeiros que vão estar disponíveis até 2020 são direccionados à competitividade e às empresas”, declarou.
Carlos Marta falava no encerramento do 5.º Congresso Empresarial da Região de Viseu, evento que incluiu a cerimónia da tomada de posse que o confirma como presidente do órgão directivo da AIRV. O seu antecessor, João Cotta, passa a liderar a Assembeia Geral, enquanto Nelson Sousa foi empossado no Conselho Fiscal.
Na cerimónia a que presidiu o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, o novo presidente da AIRV, após lembrar e enaltecer o trabalho dos que o antecederam em idênticas funções, reconheceu que os tempos que correm são difíceis, mas são também diferentes e cheios de oportunidades.
“O novo paradigma económico exige uma nova mentalidade, uma nova postura, uma preparação diferente porque o que se nos exige hoje e no futuro são objectivos concretizáveis e resultados que permitam objectivamente o desenvolvimento e o crescimento económico, para a criação de emprego e riqueza”.
Ao lembrar as transformações sociais, as incertezas e a necessidade de abordar os problemas de uma forma diferente, Carlos Marta defendeu que “é tempo de colocarmos de lado aquilo que é supérfluo, desnecessário, e concentrarmo-nos naquilo que é verdadeiramente importante, de forma a contribuirmos para melhores resultados, maior coesão social e melhor vida para as nossas populações”.
Vencer os desafios que se colocam ao país e à região implica, defendeu o presidente da AIRV, “encerrar um ciclo de protagonistas individuais e passarmos muito rapidamente, e enquanto é tempo, para um novo ciclo de protagonismo colectivo, porque só assim, e com o contributo de todos, podemos conseguir resultados consistentes e duradouros”.