A Câmara Municipal de Tondela pretende construir uma via estruturante que fará a ligação entre o nó do IP3 Tondela Centro (EM 627) à Zona Industrial do Lajedo (EM 628), numa extensão de 4.3 quilómetros.
A nova via vai encurtar, consideravelmente, o tempo de ligação do percurso, de 15 para sensivelmente 5 minutos. Trata-se de uma obra que já tem a consolidação do traçado concluído, podendo vir apenas a ser alvo de alguns ajustamentos relacionados com a melhoria das vias secundárias.
O projeto prevê duas componentes. Uma é a beneficiação e alargamento com via dupla e separador central do troço entre a Escola Secundária de Molelos e a rotunda de Nandufe (EM627), em cerca de 600 metros. A outra, é a criação de uma nova via que surgirá a partir desta rotunda e que se estende até à Zona Industrial do Lajedo.
O valor do investimento previsto é de cerca de sete milhões de euros, sendo que o objetivo do Município de Tondela é garantir condições de financiamento, em articulação com o poder central, através da sua integração no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já que esta obra, com elevado grau de maturidade, visa aumentar a competitividade e a segurança, potenciando o desenvolvimento económico.
A Zona Industrial do Lajedo tem hoje mais de dois mil trabalhadores, a justificar assim uma intervenção que irá beneficiar a mobilidade de pessoas e de bens, com toda a segurança, atenuando os riscos inerentes à existência do atual corredor rodoviário que, hoje, se realiza com riscos acrescidos no meio de aglomerados urbanos.