Nelas celebra o vinho do Dão na maior feira de sempre

Agosto 29, 2015 | Região

É já no primeiro fim-de-semana de setembro, nos dias 4, 5 e 6, que a vila de Nelas acolhe a 24ª edição da Feira do Vinho do Dão, o maior certame do género na região dedicado a este produto. “Será a maior edição de sempre”, reunindo cerca de 150 stands, entre os quais 50 produtores da Região Demarcada do Dão, instituições e associações, agentes comerciais, artesanato e mostras de produtos regionais, para além de cinco restaurantes, duas pastelarias e duas associações presentes ao serviço da gastronomia regional e petiscos na Praça da Alimentação.

“Esta Feira assume contornos de grande importância no panorama económico e turístico da região servindo de montra para os seus produtos e produtores, sendo determinante, não apenas para a economia local diretamente relacionada com o produto Vinho do Dão ou todo o enoturismo por ele potenciado, seja na hotelaria ou na restauração. Mas também para impulsionar o comércio local que ganha outra visibilidade com este evento que atrai milhares de pessoas à vila de Nelas e que vem reforçar a centralidade do concelho na dinâmica económica da Região Demarcada do Vinho do Dão”, reconhece Borges da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nelas, promotora do evento.

Ao longo dos últimos anos, a Feira do Vinho do Dão, a mais importante realizada na Região Demarcada, conquistou o estatuto de montra de excelência dos produtos e produtores da região, servindo como plataforma comercial direta para os empresários do sector que têm encarado este evento com um veículo de promoção de excelência, apostando na forma como se apresentam no certame, assumindo o carácter de qualidade e excelência associado ao vinho e às suas marcas.

“Nelas é o Município “Coração do Dão”, facto que se evidencia nos recentes roteiros criados aquando da delimitação da Rota do Vinho do Dão onde se verifica que todos os caminhos propostos se cruzam no concelho de Nelas, com especial destaque para a vila Vinhateira do Dão, Santar”, acrescenta José Borges da Silva.

Ao nível económico, o sector do vinho é prioritário para a determinação das políticas públicas locais e regionais sendo, para tal, determinantes as parcerias ativas e permanentes entre os municípios da região e a CVR Dão, assumindo presença o concelho de Nelas no trabalho de equipa entre os congéneres e as entidades que respondem aos desafios que a Região e o Vinho do Dão apresentam.

Para o presidente da Autarquia, a aposta no desenvolvimento deste sector é importante e, exemplo disso, “será o projeto estratégico no Centro de

Estudos Vitivinícolas do Dão”, sedeado na Quinta da Cale em Nelas, num esforço conjunto entre o Município de Nelas, CVR Dão, DRAP Centro, CIM

Viseu Dão Lafões e Politécnico de Viseu, com vista a potenciar o conhecimento ali desenvolvido e colocá-lo ao serviço dos produtores e da cultura do vinho e da vinha, garantindo um futuro promissor a esta região.

A Feira do Vinho do Dão em Nelas é a única feira de vinhos de toda a Região Demarcada do Dão, com produtores provenientes dos 16 municípios que a compõem, com vinhos representativos de todas as sub-regiões do

Dão. A que acresce o “devido relevo” à cultura e costumes da região, com uma programação variada e pensada para todos os públicos, com destaque para o musical, propositadamente produzido para este evento e que durante três noites vai encher de luz e cor o recinto do evento, com mais de 150 atores em palco, e nomes de referência da cultura nacional como o ator Vítor de Sousa.

Este musical intitulado «As Músicas que os Vinhos Dão» tem produção da Contracanto, Associação Cultural com sede em Lapa do Lobo, e encenação de António Leal.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.