Municípios com centro histórico atribuem ouro a Francisco Lopes

Novembro 8, 2014 | Região

O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, foi agraciado com a Medalha de Ouro da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), durante o XV Encontro Nacional que decorreu em Lagos. A atribuição desta distinção foi justificada atendendo “ao trabalho intenso e devotado com que exerceu a sua liderança diretiva naquela Associação, cujo mandato terminou a 29 de maio”. A proposta, aludindo ao “volume das iniciativas realizadas e à exemplaridade da conduta cívica”, mereceu aprovação por unanimidade.

Na presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do presidente da APMCH e do Município de Ponte de Lima, Vítor Mendes, Francisco Lopes agradeceu o galardão, enfatizando o trabalho desenvolvido por todos os dirigentes da Associação, sem esquecer os colaboradores que mantêm a “excelência das iniciativas”.

Foi a segunda vez na história desta associação que esta distinção foi atribuída. A única Medalha de Ouro até agora entregue pela APMCH foi conferida em 2005 ao antigo Presidente da República, Jorge Sampaio

Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal de Lamego exerce atualmente diversos cargos de relevo em associações regionais e nacionais. No final de 2013, foi eleito representante dos municípios da região norte no Conselho Económico e Social (CES) e presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro, que agrega 19 municípios. Francisco Lopes é ainda Presidente da Assembleia Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da APMCH e Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu. É ainda membro de vários conselhos, comissões técnicas e grupos de trabalho em organismos nacionais e internacionais.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.