O Executivo Municipal aprovou os protocolos de delegação de competências para 2019 nas Juntas de Freguesia, cujo valor total é superior a 1,2 milhões de euros. Manutenção de espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros; manutenção de espaços envolventes a estabelecimentos do pré-escolar e 1.º ciclo; assim como pequenas reparações nesses espaços de ensino, estão entre as competências delegadas. Face a 2018, o Município aumenta o montante a transferir em quase 10%.
Os protocolos com as juntas de freguesia compreendem ainda a gestão e reparação de equipamentos desportivos e percursos pedestres e a colocação de placas de toponímia. “A delegação e financiamento de competências locais com as 25 freguesias do concelho são fundamentais numa resposta próxima e eficiente junto da comunidade”, explica o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
Ainda segundo o autarca, o Município tem vindo a fazer “um investimento de proximidade sem precedentes”, que “promove a coesão social e nos permite crescer ainda com maior homogeneidade”.
De referir que só nos últimos seis meses, foram concluídas e inauguradas 42 obras nas freguesias, num valor de cerca de 2,6 milhões euros.