A Câmara de Viseu e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), assinaram já o protocolo que concretiza a transferência da gestão da Loja do Cidadão para o Município. “Estamos a dar o primeiro passo no processo de requalificação do Mercado Municipal, no qual ficará instalada a nova Loja do Cidadão de Viseu”, sublinhou Almeida Henriques na cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o autarca recebeu a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
Para além de presidir à assinatura do protocolo, Alexandra Leitão visitou ainda o Quiosque Cidadão instalado na Rua Direita, e presidiu ainda à inauguração do Espaço Cidadão na freguesia do Campo, no edifício da Junta de Freguesia.
A funcionar em pleno Centro Histórico, o Quiosque Cidadão fará atendimentos relativos aos cartões de cidadão. Esse atendimento funciona apenas por agendamento, sendo a marcação realizada em exclusivo pelo Instituto dos Registos e Notariado, através de contacto telefónico. Isto é, os cidadãos devem esperar o contacto e só depois deslocar-se ao Quiosque.
A abertura deste balcão temporário visa responder de forma célere e ágil ao elevado número de pedidos e levantamentos de cartão de cidadão pendentes, situação agravada depois das medidas excecionais e temporárias implementadas no âmbito do combate à Covid-19 – que limitaram o atendimento presencial aos atos urgentes e prolongaram a validade dos documentos pessoais até 30 de outubro.
O Município de Viseu tem ainda prevista a abertura de Espaços Cidadão nas freguesias Abraveses, Bodiosa, Orgens, Ranhados, Repeses e São Salvador, Rio de Loba, Silgueiros e Viseu. O investimento global nestes espaços é superior a 300 mil euros.