O Município de Viseu convidou os três arquitetos e ateliês de arquitetura vencedores do “Concurso de Ideias para a Revitalização do Mercado 2 de Maio”, realizado em 2015, a apresentar propostas para a elaboração de “projetos finais e de especialidade” para a cobertura e requalificação daquela praça histórica da cidade.
A deliberação foi tomada na reunião da Câmara Municipal, e mandata a VISEU NOVO SRU a realizar novo concurso, tendo em consideração os resultados da consulta pública efetuada em Outubro e Novembro passados.
João Pedro Coelho Loureiro, Machado + Braga Macedo Arquitectos e Domitianus- Arquitetura, são os três vencedores do concurso de ideias. A decisão de escolha do autor dos projetos finais deverá ter lugar até 30 de Junho.
“Revitalizar o Mercado 2 de Maio e devolvê-lo à cidade e às pessoas enquanto praça de eventos de eleição durante todo o ano, continuam a ser um compromisso do Município, confirmado na vontade expressa no debate público que promovemos”, sublinhou Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, no final de uma reunião em que foi ainda aprovada a elaboração dos projetos de renovação e ampliação do Arquivo Distrital de Viseu.
Nas propostas finais e de especialidade para a cobertura do Mercado 2 de Maio, a apresentar por cada um dos gabinetes de arquitetura vencedores, serão tidas em conta algumas sugestões apresentadas durante o debate público. Nomeadamente, a existência de uma cobertura total do mercado, e acessibilidades à Rua do Comércio e ao topo superior. “Pretendemos transformar o espaço numa praça de eventos e restauração, uma praça dinâmica”, concretiza Almeida Henriques.